5 dicas para sua empresa captar clientes

captar-clientes 26 de fevereiro de 2013 2 Comentários Postado por Anderson Dias

A gente sabe que ficar esperando o cliente cair do céu não leva empresa nenhuma pra frente, é preciso correr atrás de captar clientes constantemente. A captação ativa é uma prática quase obrigatória para as empresas hoje, mas nem sempre é fácil implementá-la.

Por isso vou dar 5 dicas que vão facilitar sua vida na hora de prospectar clientes

Identifique qual segmento de mercado você quer captar

Pra quem você quer vender? Que tipo de produto, qual o tipo de consultoria? Querer “abraçar o mundo” não é a estratégia mais inteligente na hora de correr atrás de clientela. Oferecer os seus serviços e produtos para o primeiro que aparece na sua frente quase nunca dá resultados.

Você primeiro tem que definir pra quem quer vender, identificar que tipo de clientes comprariam seus produtos ou contratariam seus serviços. E pense é claro em vender seus produtos e serviços de maior valor. Entender a necessidade do cliente primeiro vai te ajudar na hora da abordagem, a oferecer aquilo que ele realmente precisa.

Utilize os meios de comunicação adequados para cada segmento

Parece muito óbvio, mas na prática nem sempre sua empresa acerta na forma de se comunicar com o cliente. Entenda o perfil de seu cliente, descubra do que ele gosta, de como ele gosta de se informar, veja quais canais de comunicação ele usa frequentemente.

Identificou? Agora mãos à obra e use sua criatividade!

Faça seus antigos clientes captarem projetos para você

A mais antiga forma de marketing, o boca-a-boca ainda é muito eficiente. Imagine-se vendo uma propaganda na televisão: você vai ficar com vontade de comprar, mas se um conhecido seu vira pra você e fala pra não comprar porque ele já comprou e se arrependeu, certamente você irá desistir de adquirir aquele produto.

Então não deixe que seus clientes falem mal de você e atrapalhem suas vendas, ao contrário, cuide bem dos seus antigos clientes, preste serviços de qualidade e foque em um excelente atendimento. Quando algum conhecido precisar do mesmo serviço ou produto, certamente ele te indicará

Divulgue sua empresa nas redes sociais

Ninguém duvida do poder que elas tem. Hoje todo mundo passa pelo menos 1 hora no facebook ou dá pelo menos umas 2 twittadas por dia, então, aproveite! Não tem jeito mais rápido e barato de divulgar sua marca pra um mundo de “gente”, crie uma fan page e comece a aparecer, crie promoções relâmpago onde as pessoas tem que curtir , compartilhar ou retwittar suas postagens!

Mas cuidado! Ser legal e ficar postando coisas engraçadas ou divertidas só pra chamar a atenção não faz efeito por muito tempo, coloque conteúdo na sua rede social e mostre que você entende do que está falando.

Mostre que sua EJ tem conhecimento na área em que atua

E uma febre do momento nesse sentido é a criação de blogs, onde empresas postam artigos falando de conteúdos ligados a sua área de atuação. Isso é muito interessante porque mostra que a empresa conhece o que faz, que tem capacidade de resolver os problemas de seus clientes e tem pessoas capacitadas para atender suas necessidades, além de passar mais confiança.

Escreva artigos, publique nas redes sociais e mostre seu diferencial! Depois que sua marca ficar conhecida e for associada a conhecimento e conteúdo, os clientes se tornarão mais receptivos quando forem abordados por sua empresa.

Sobre - Anderson Dias

Nascido em Santo André – SP, morando atualmente em Ubá – MG, 26 anos. Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa, Diretor de Projetos na No Bugs – Empresa Júnior de Informática, Conselheiro Consultivo da CEEMPRE – Núcleo das Empresas Juniores de Viçosa e Assessor de Gestão da FEJEMG - Federação Mineira de Empresas Juniores

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2 Comentários

  1. estas dicas realmente são muito boas vou fazer isto com meu P.J e vamos ver resultados e volto pra comentar Ok .

  2. Parabéns pelo artigo! muito útil!

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