A arte de prospectar projetos

Prospectar-Projetos 3 de julho de 2012 16 Comentários Postado por Lucas Silva

É comum vermos empresas com dificuldades em prospectar projetoss. Por isso, listo abaixo algumas ferramentas que com certeza ajudarão a sua empresa a superar esta dificuldade.

  • Funil de vendas ou pipeline

Consiste em medir a relação entre clientes atendidos e vendas realizadas. Leva em conta o funcionamento de um funil comum, onde há uma boca mais larga e outra mais estreita. Dessa forma uma empresa deve ter grande quantidade de possíveis clientes (chamados prospects) para que sejam efetuadas algumas vendas.

Através do funil de vendas é possível identificar a quantidade aproximada de prospects para que se consiga fechar uma quantidade determinada de vendas.

  • Core business

Consiste em definir o negócio principal da empresa e procurar se especializar nele, de forma a oferecer um serviço diferenciado e de alta qualidade. Com isso, sua empresa se tornará conhecida na prestação de um determinado serviço ou no oferecimento de um determinado produto. Após isso, os demais produtos ou serviços da empresa podem ser oferecidos aos clientes que buscarem o seu produto principal.

  • Mídias sociais

Se sua empresa ainda não está presente nas mídias sócias, pode ter certeza que ela está deixando de atuar em uma fatia considerável do mercado e deixando de fazer com que pessoas de vários lugares a conheçam e comprem seus produtos ou serviços.

Se quiser saber mais sobre atuação nas mídias sociais, não deixe de ler este nosso post: O papel das empresas nas mídias sociais

Essas foram algumas ferramentas que sua empresa pode usar para prospectar mais projetos. Em breve, colocarei a continuação desse texto com mais algumas ferramentas de prospecção.

Não deixe de acompanhar o nosso blog e de deixar o seu comentário ao final do texto com sua opinião, dúvidas ou sugestões.

E se quiser saber mais o que foi falado acima, deixe um comentário com o seu e-mail que enviaremos um material para aprofundar seu conhecimento.

Abraços,

Lucas Silva (praticando a arte de prospectar projetos para a No Bugs)

Sobre - Lucas Silva

Foi gerente e diretor do Departamento de Marketing, Diretor Comercial e Vice-presidente da No Bugs. É estudante do 8º período de Ciência da Computação na UFV, mas estudou também na Universidade de Toronto, no Canadá. Foi pesquisador na área de Bioinformática e também trabalhou com Big Data.

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16 Comentários

  1. Karine disse:

    Olá, gostaria de parabenizá-los pela matéria!
    Poderiam me mandar algum material para aprofundamento do assunto?

    • Lucas Silva disse:

      Karine, fico feliz que tenha gostado do artigo.
      Deixe seu e-mail ou entre em contato comigo pelo Facebook (clique em cima do meu nome)que eu terei o maior prazer em lhe passar alguns textos para aprofundar alguns assuntos.

  2. Duilio Ferreira disse:

    Muito bom, parabéns

    Tenho interesse em como captar e fidelizar clientes, teria alguma referência e/ou ferramentas para me enviar?

    • Lucas Silva disse:

      Duilio, obrigado pelo parabéns.
      Peço que você também deixe seu e-mail ou entre em contato comigo pelo Facebook para que eu possa te enviar alguns textos sobre captação de clientes.
      Sobre fidelização, em breve faremos um artigo com algumas dicas simples e baratas, mas que funcionam. Aguarde!

  3. Sou Gerente de Marketing da Ômega Júnior – Projetos Mecânicos e de Produção, da Universidade Federal de São João del-Rei e gostaria de receber o material para estudo! Desde já agradeço.

  4. Lucas Furlan disse:

    Olá Lucas…
    Muito interessante o post de prospecção.
    E obrigado também pelo material enviado, tenho certeza que será de grande valia.
    Abraços e mto sucesso.
    Att,

  5. Iago Augusto disse:

    Olá Lucas!

    Gostei do post, estou na luta agora para realizar a captação de clientes.
    Gostaria de receber o material também! Qualquer coisa que possa ajudar é de grande valia.

  6. Lucas Silva disse:

    Boa Noite Iago!
    Lhe enviei o material, conforme solicitado. Espero que ajude.

    Até mais
    Boa sorte e sucesso!

  7. Felipe Garcia disse:

    Lucas, parabéns pela matéria. Estamos tentando elaborar um plano de prospecção para clientes. Será que você poderia me enviar o material?

    Grato desde já

  8. Fabiana Benaderet disse:

    Olá Lucas, muito interessante a materia aqui escrita. Trabalho na área de atendimento de uma agência de publicidade e gostaria que você me enviasse, por favor, um material mais completo sobre prospecção que esteja relacionado à publicidade.
    Desde já, agradeço sua atenção.
    Abraços,
    Fabiana

    • Lucas Silva disse:

      Fabiana, obrigado pelo seu comentário!
      É muito bom saber que o nosso blog também é útil para pessoas e empresas que não fazem parte do Movimento Empresa Júnior.
      Espero que o material seja útil.
      Abraços
      Lucas

  9. Tiago Gernan disse:

    Lucas, parabéns pela iniciativa. Gostei bastante das dicas e tenho muito interesse em ler o material de apoio. Tudo que você tiver de insumos sobre prospecção, eu gostaria de ter dar uma lida. Desde já agradeço!

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