Erros Comuns Em Redes Sociais.

imagem_25038_1 2 de novembro de 2015 Nenhum Comentário Postado por Rene Milagres

Hoje em dia a maioria dos empresários usam as mídias sociais como marketing. De fato, em uma pesquisa recente, 92% dos entrevistados consideram a mídia social essencial para seus negócios (http://www.socialmediaexaminer.com/report/, página 6). No entanto, apesar do uso generalizado das mídias sociais, muitos empresários estão danificando mais a imagem da sua marca do que acrescentando valor a ela. Vou citar aqui alguns dos erros mais comuns que talvez você não saiba que está cometendo.

1-Postar sempre o mesmo tipo de conteúdo:

O que você costuma postar nas redes sociais? Você está preso a  algum tipo conteúdo? Postando as mesmas coisas de novo e de novo irá inevitavelmente causar um desinteresse do seu público. Lembre-se que se você quer maior engajamento dos seus fãs e seguidores não basta falar dos seus negócios e seus produtos. Tenha idéias novas e varie o conteúdo.

2- Não responder a comentários e perguntas:

Postagem em mídia social não é suficiente. Na verdade, postar, twittar, são apenas uma parte da equação. Você deve gastar tanto tempo lendo e se envolvendo com questões e comentários de seus seguidores quanto postando seu próprio material. E, responder rapidamente aos comentários é agora mais importante do que nunca.

3-Não ser sincero:

Você pode pensar que você pode ir longe sem compartilhar o seu verdadeiro eu nas redes sociais e você pode querer criar a imagem de quem você gostaria de ser ou quem você deveria ser. Mas isso não é uma boa estratégia a longo prazo, não sendo autentico nas suas opiniões você tem grande chances de se contradizer e passar uma impressão de falsidade em seu posts. Em vez disso, seja você mesmo! Compartilhe seus pensamentos e opiniões de verdade, e deixar sua personalidade brilhar. Eu garanto que seu público prefere ver o “verdadeiro você”!

4- Não pensar no seu público-alvo:

Quando você está postando, você está pensando sobre o que você quer dizer, ou sobre o que seu público-alvo quer ouvir? Gaste algum tempo pensando sobre suas personas de mídia social, e, em seguida, perguntar a si mesmo: “O que meus clientes querem saber hoje? Como posso ajudá-los?”.

5- Constantemente promover seus produtos ou serviços:

Este é provavelmente um dos maiores e mais prejudiciais erros que vejo no dia-a-dia. Tenha em mente que eu não estou falando apenas de vender constantemente o seu produto ou promover seus serviços (apesar de que é um problema, também!). Estou falando de forma sutil – ou não tão sutil assim – da maneira que você relaciona os seus posts com o seu negócio. Sua empresa não tem que estar sempre na vanguarda de seus posts. Oferecer regularmente um conteúdo valioso para o seu público é a melhor maneira de manter o seu negócio top-of-mind para os seguidores.

6- Ter expectativas irreais:

Marketing nas redes sociais é um esforço de longo prazo. Claro, você deve ver resultados positivos a curto prazo, mas os maiores benefícios só pode ser verdadeiramente vistos depois de meses ou mesmo anos. Infelizmente, muitos empresários experimentam uma nova plataforma e em seguida desistem quando eles não veem resultados imediatos. Aproxime-se de alguma rede social com a expectativa de que você vai precisar trabalhar duro para experimentar grandes resultados no futuro.

7-Não criar relações:

A mídia social não é sobre apenas transmitir a sua mensagem para seus fãs e seguidores. Não é apenas sobre compartilhando seu conhecimento e insights. Theodore Roosevelt disse: “As pessoas não se importam o que você sabe até que saibam que você se importa.” Se você não está trabalhando para construir uma comunidade e relações, você está perdendo o aspecto mais importante do marketing de mídia social.

8-Postando demais:

Uma das razões mais comuns que as pessoas dão unfollow em marcas nas redes sociais é porque eles postam em grande quantidade. É difícil dizer o número ideal de vezes para postar em cada rede social, mas é sempre bom ter o bom senso e não floodar a time line dos seus clientes. Caso você esteja com o inglês em dia e queira ter uma noção de freqüência de postagem segue um infográfico muito bom que você pode usar como ponto de partida. (https://blog.bufferapp.com/how-often-post-social-media). Mas lembre-se de testar diferentes frequências de posts para adaptar ao seu público.

O que você acrescentaria a esta lista? Que outros erros que você tem visto pelas redes sociais?

Sobre - Rene Milagres

Graduando em Ciência da computação pela Universidade Federal de Viçosa e Gerente de Comunicação da No Bugs.

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