Plano de Marketing – o que é e como fazer?

plano-de-marketing 17 de novembro de 2015 Nenhum Comentário Postado por Daniela Gomes

O lançamento de uma nova empresa no mercado é bem complicado, além de muito esforço, muitas coisas são necessárias para que ocorra tudo certo, como um capital de giro, um planejamento estratégico, financeiro e também de marketing para que a empresa se torne conhecida.
Aqui será abordado o último citado, você irá aprender os passos básicos para construir um plano de marketing para sua empresa ou produto.

Mas o que é um plano de marketing?

Marketing é uma palavra de origem anglo-saxônica, vem de market, que significa mercado com o acrescimo do gerundio ing que não possui tradução lietral do inglês. O conceito de marketing, por Teodoro Levitt, professor ilustre da Harvard Business School é “a arte de conquistar e manter clientes”.
Logo, um plano de marketing seria um planejamento de ações de divulgação e estratégias de mercado para conquistar e fidelizar os clientes.
Um plano de marketing pode ser feito não somente para uma empresa mas também para um produto novo, que está ganhando grandes proporções na empresa, por exemplo.
E quais são os passos para se realizar um bom plano de marketing?
Existem três etapas cruciais na elaboração do plano de marketing que são Planejamento, Implementação e Avaliação.
Se a primeira etapa não for bem feita, isso pode acarretar problemas nas outras etapas, por isso, a fase de planejamento é subdividida em etapas menores para se ter mais cuidado e atenção em realização e não se esquecer de nada.

1ª etapa – Planejamento

A fase de planejamento é subdivida em 7 etapas menores. A primeira é o sumário executivo, trata-se de uma síntese do plano de marketing, nele devem ser listados as características do seu negócio ou produto, a atual situação da empresa e as principais definições do plano. Ele deve ser feito por último com base no que foi desenvolvido no documento e servirá de guia. A segunda parte é análise de ambiente, onde deve estar descrito o ambiente externo e interno da empresa. Na terceira fase define-se o púbico-alvo da empresa ou do produto em questão. A quarta fase é o posicionamento de mercado, para realizar essa etapa, você deve se perguntar: “Como o cliente vê meu negócio/produto?”. Você deve descrever de forma sucinta como deseja que o cliente veja seu negócio ou produto perante a concorrência.
A quinta etapa é a definição da marca, onde deve-se tentar representar com uma imagem o posicionamento da empresa perante o mercado. Ao se tratar de imagem, falamos da logomarca, mas para dar um suporte à mensagem a ser transmitida, pode ser usado também um slogan.
A sexta etapa é a definição dos objetivos e metas. O objetivo final, claro, é fidelizar os clientes, porém para isso, são necessários objetivos secundários e é nessa fase em que eles são traçados, assim como as metas para alcançá-los. Por fim, na última fase são definidas as estratégias de marketing. Essas estratégias consistem nas tomadas de decisões em cada campo do composto de maketing, também conhecido como 5P: produto, preço, praça, promoção e pessoas.
Finalizada essa parte planejamento, vem a segunda grande etapa que é a fase de implementação.

2ª etapa – Implementação

É nessa etapa em que as ações definidas anteriormente serão realmente colocadas em prática por equipe especializada.
A equipe deve estar com os conceitos dos objetivos e das tarefas bem definidos para poderem realizá-las corentemente com plano e dentro do cronograma.
Depois de colocado em prática, deve-se analisar os resultados. Essa é, então, a terceira etapa.

3ª etapa – Avaliação

Essa é a hora do julgamento, é a hora em que será avaliado tudo o que foi feito, se os objetivos foram alcançados, ou parte deles.
Deve-se perguntar “O que deu certo?” e “O que deu errado?” e documentar tudo. Se for necessário, é nessa hora em que se faz os ajustes no plano também.
A elaboração de um plano de marketing demanda um certo tempo, então se você tem um produto novo para lançar ou sua empresa é nova no mercado, faça o plano de marketing o quanto antes, pois um projeto bem planejado traz resultados incríveis.

Sobre - Daniela Gomes

Graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Diretora de Comunicação da No Bugs.

Veja também...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!