Como Criar um Portfolio Online Perfeito

portfolio-online 25 de maio de 2012 22 Comentários Postado por Luan Noé

Um portfolio é um lista de trabalhos realizados por uma pessoa ou empresa.

Existem vários motivos para se ter um portfolio. Seja de um freelancer, agências, grandes estúdios e empresas querendo mostrar seus trabalhos para conseguir mais clientes, ou se você e um estudante e deseja mostrar seus potenciais para conseguir emprego em determinada empresa.

O portfolio é onde você relacionará a sua marca, pessoal ou profissional aos seus trabalhos. Seja você um Webdesigner, programador, escritor ou qualquer outro tipo de profissão, é indispensável um portfolio perfeito, onde as pessoas vão relacionar os seus trabalhos ao seu nome, ou marca.

1. Defina sua Logo

Para Pessoas

A primeira coisa que o usuário verá ao entrar em seu portfolio é a sua logo, não precisa necessariamente ter o seu nome, porém você quer ligar o seu nome aos seus produtos, então recomendo que a logo tenha o seu nome nela.

Pode-se usar também seu apelido, no caso se você é conhecido pelas pessoas não pelo seu nome, mas por um apelido, desde que seja algo que você pretenda usar como marca, use-o.

O local onde você deve colocar a sua logo, de preferência é no topo da página e na esquerda, isso é uma convenção de leitura ocidental que de preferência, seja usada. Uma alternativa seria a sua logo no topo e centralizada, porém somente ela.

Para Empresas

É exatamente a mesma coisa, porém trocando o nome da pessoa pelo nome da empresa.

2. Crie um Slogan


As pessoas após conhecerem a marca, vão querer saber, o que você, ou a sua empresa, faz. Você deve usar o slogan para uma rápida e direta explicação.

O slogan vai fazer parte da sua marca, depois de relacionar a sua logo, com seu slogan, as pessoas vão olhar para sua marca e saberem o que você faz, quem você é.

Exemplo de slogan,

Connecting People, da Nokia

Ou seja, eles conectam pessoas, como? Através de aparelhos celulares.

Exemplo de Slogan para Freelancer,

“Sua marca / seu nome”, Webdesign e Perfeição.

Ou seja, você trabalha com Webdesign.

3. Seu Portfolio


É aqui que as pessoas, após saberem quem você é e o que você faz, vão demonstrar interesse no seu site e no seu trabalho. Elas vão querer ver seus trabalhos passados e atuais, o que vai fazer decidirem se você é bom ou não.

É muito importante sempre conter imagens grandes e de qualidade. Se você é um Webdesigner, por exemplo, ponha links para os futuros clientes verem os sites que você fez, ao vivo. Faça uma breve descrição do seu trabalho, e as ferramentas usadas, assim todos verão também o que você pode fazer, mesmo não estando em seu portfolio.

Se possível, coloque depoimentos de clientes. E por último, você pode colocar os estágios de desenvolvimento de cada projeto, o visitante do site pode estar interessado em saber como foi feito.

4. Mostre os Serviços Prestados


Dedique uma área do seu site para especificar exatamente o que você faz. Faça uma lista de tipos de serviço realizados por você, ou sua empresa.

Escreva de forma clara e bem específica, se possível citando a ferramenta usada para o tipo de trabalho.

Por exemplo,

Design para Impressão:
Logo,
Flyers e Banners,
Propagandas em geral.

Design Web:
Website Design,
Blog Design,
SEO,
Micro Websites.

5. Escreva Sobre Você


É tudo sobre você, nessa parte você deve deixar os seus visitantes verem a pessoa por trás do portfolio. As coisas que ela gosta, o que ela é, quem ela é, de onde ela é, e algumas informações a mais se necessário.

É importante você escrever de maneira que irá cativar o possível cliente, diga sua idade, seu nome completo, a cidade que você mora, quais seus interesses. Quanto mais você falar, mais a pessoa irá criar um vínculo e confiar realmente em você.

Coloque sua foto, coloque prêmios, coloque reconhecimentos, nunca será informação desnecessária.

6. Contato e Convite de Ação


Essa é uma das partes mais importantes. É onde a pessoa depois de saber o que você faz, a qualidade dos seus trabalhos e quem você é. Se a pessoa está interessada, ela vai precisar entrar em contato com você de alguma forma.

Crie uma página de contato, colocando campos necessários para atendimento rápido e direto, como nome, e-mail, telefone, assunto, tipo de contato (orçamento, dúvida, etc), caso for orçamento, abra um campo para os serviços prestados, e um campo de mensagem. Nem todos os campos citados são obrigatórios, são apenas exemplo.

Mas como a pessoa vai chegar a essa página de contato e orçamentos?
Coloque botões chamativos no seu portfólio. Caso queria colocar na página inicial, antes de apresentar o portfolio, coloque algo do tipo, “Veja meu Portfolio e Contrate-me”, e dentro do portfólio coloque, “Gostou do meu trabalho? Contrate-me agora!”. Não precisa ser frases, pode ser apenas uma palavra. Mas coloque algo para o visitante sentir como se fossem “próximos passos”, para ele saber o que fazer no final de tudo.

7. Use e Abuse das Redes Sociais


É completamente necessário, hoje em dia, divulgação em redes sociais, o alcance gerado por elas é muito maior que apenas conhecer o link do site, ou saber o que realmente procurar nos formulários de pesquisa, como o Google.

8. Linguagem e Comunicação

Se é um site pessoal, não precisa ter toda a formalidade de uma empresa, escreva com naturalidade e emoção, afinal você é uma pessoa. Porém não se esqueça de ser amigável e profissional, escrever de forma clara e precisa.

Dica: Toda vez que escrever algo, leia o que foi escrito e veja se você pode cortar pela metade o que foi escrito, quanto mais claro e direto for o texto, mais informação em menos tempo será passado para o leitor.

 

Esse artigo foi traduzido e adaptado do Smashing Magazine, se você entrar no site irá ver vários exemplos de portfolios.

Sobre - Luan Noé

Graduando em Ciência da Computação pela UFV e Diretor de Comunicação da No Bugs. Você pode encontra-lo pelo facebook ou por e-mail.

Veja também...

22 Comentários

  1. Éttore Buzzo disse:

    No caso dos portfólios de web designers, é importante sempre conferir se os sites estão no ar e se o layout usado não foi trocado, afinal, você não vai querer que um potencial cliente tente ver seu trabalho e dê de cara com uma página de erro.

  2. Claudinei disse:

    Sua empresa ainda não tem um site com portfólio online perfeito?
    No Bugs pode lhe ajudar! contatos@nobugs.com.br

    (Gostei demais das dicas!)

  3. Bruno Américo disse:

    Olá, sou acadêmico do curso de Tecnologia da Informação,e gostaria de dicas de sites que desenvolvam portfólios online.

  4. Diego Lourenço disse:

    Achei interessantíssima a matéria parabéns!
    Para criar meu portfólio quero usar marcas de empresas para criar imagens mais “conhecidas”. No entanto não tem cunho comercial. Tem alguma frase que eu poderia colocar para evitar qualquer tipo de problema? Uso das marcas meramente exemplificativo.

    • Luan Noé disse:

      Se eu entendi, você quer usar marcas mais famosas no seu portfolio. Isso é errado, você deve colocar exatamente o que fez e pra quem/com quem trabalhou. Deve evitar o máximo possível de conteúdo ilustrativo e de exemplo.

  5. Diego Lourenço disse:

    Ah, excelente trabalho!

  6. Vanessa disse:

    Alô alô =)
    Bem, devo dizer que gostei bastante do artigo.
    No meu caso, acabei a minha formação académica no verão passado e ainda não consegui emprego e ultimamente têm pedido bastante o portfólio online. No entanto eu ainda não tenho um e estou um pouco perdida na forma como o deverei fazer. Gostaria de saber se me podia indicar se existem algumas plataformas onde o possamos fazer ou se o mais indicado é tentar mesmo criar um site meu. A minha área de formação é a de audiovisuais e cinema.
    Obrigada.

    • Luan Noé disse:

      Boa tarde Vanessa,
      Você pode usar algum serviço pronto pra fazer um site, ou contratar algum serviço especializado, como o nosso na No Bugs.
      O artigo foi escrito com intuito de mostrar um caminho, principalmente na disposição de conteúdos do seu portfolio. A criação fica a cargo da sua imaginação e conhecimento, ou de quem for fazer pra você. Se precisar de alguma indicação de serviços, pode usar o formulário de contato que possui no rodapé do blog. 🙂

  7. ROSEMERI BRAGA disse:

    Olá,
    Interessante. Preciso que alguém faça o portifólio para mim, pois tenho o logo da empresa alguma coisa já montada, porém em power point, mas não tá bonito. Quero algo mais impactante.
    Aguardo contato.

  8. wellington disse:

    Boa tarde
    Gostaria de receber o custo para elaborar um potfolio –

  9. RAYSA LEITE disse:

    Gostei da Materia, ajudou muito,porem tenho duvidas quanto criar portifolio publicitario, pode ajudar?

  10. Luan Noé disse:

    Pessoal, vocês podem entrar em contato com nós da No Bugs através desse formulário de contato e solicitar um orçamento para o portfolio: http://www.nobugs.com.br/site/contratenos

  11. Lili disse:

    Luan

    Estive estudando suas dicas, porque estou contruindo meu portfolio. Mas uma coisa me deixou preocupada: como se pode, nessa internet perigosa e repleta de gente mal intencionada, colocar todos os nossos dados pessoais no site? É entregar tudo de bandeja.

    Gostei muito de suas dicas, mas essa eu não vou acatar. Se alguém se interessar por meu trabalho, com certeza vai entrar em contato.

    Você já viu o perfil do pessoal das Casas Bahia, do IG, do r7? Mas nem e-mail para contato eles têm. Desculpe, prefiro permanecer incógnita.

    Já basta o Registro.br exibir nosso nome e CPF no WHOIS.

    Pense nisso, e desculpe eu falar o que penso.

    No mais, gostei de tudo.

    Boa sorte!

  12. Roney disse:

    olá gostaria muito de ter um Portfólio de minha empresa.
    sou Fotógrafo e tenho uma loja na minha cidade.
    não sei como fazer esse portfólio preciso da ajuda de vocês.
    aguardo resposta.

  13. amelia rocha disse:

    tenho um atelier e trabalho com modelagem e fardamento gostaria de faze r meu portifolio mais não sei gostaia da ajuda de voces.

  14. Nilma disse:

    Boa tudo bom?
    Tenho uma empresa a um mes preciso de ter o portifolio da mesma, hellp me plz. A empresa e de fornecimento e manutncao de extintores.

    Obrigada

Deixe o seu comentário!