Como Vencer o Medo de Falar em Público

falar-em-publico 1 de junho de 2013 3 Comentários Postado por Natali Cruz

(baseado em “Como Vencer o Medo de Falar em Público” de Flávio Pereira)

Assim como quase tudo na vida, perder o medo de falar em público não é algo que acontecerá magicamente ou da noite para o dia. E a verdade é que nunca se perde totalmente esse medo, mas existem formas de lidar bem com isso e se tornar um bom orador. E aqui vão algumas dicas:

1 – Tenha domínio do assunto que você vai falar em público.

tenha-dominio-do-que-vai-falar

O primeiro passo para sentir-se seguro em uma apresentação e fazê-la bem é saber do que vai se falar. Evite o excesso de anotações. Tenha no máximo um ou outro lembrete, ou nota. Dessa forma você não só tem maior flexibilidade em conduzir a fala, assim como faz com que o assunto não seja exposto de forma maçante aos ouvintes.

2 – Treine, treine muito.

Treine

Ser um bom orador, não tem relação nenhuma com vocação. É tudo uma questão de prática.

Ensaiar o que vai falar na apresentação, aproveitar oportunidades do dia a dia para falar em público, treinar a respiração, postura, tom de voz, tudo isso ajuda muito a desenvolver a arte de comunicar-se bem. E lembre-se, um fracasso não significa que “você não leva jeito pra coisa”, é uma oportunidade de se conhecer, ver suas falhas em se comunicar, adquirir experiência.

3 – Quebre o gelo.

quebre-o-gelo

Antes de começar, cumprimente o público, além de quebrar a resistência do ouvinte isso faz com que ele se envolva, além de ser uma espécie de aquecimento que ajuda a diminuir o nervosismo. E com o prosseguimento da sua fala, tente pensar sempre na pessoa em que está te ouvindo, você deve falar em público como se estivesse conversando, evite falar de modo mecanizado.

4 – Pense Positivo.

pense-positivo

Muitas vezes o medo de falar em público se dá por motivos de insegurança, receio que algo ruim vá acontecer. Por isso é importante exercitar a auto estima e pensar sempre positivo.

5 – Use sua ansiedade ao seu favor.

ansiedade-ao-seu-favor

Não existe nada mais natural do que o nervosismo quando se vai falar em público. Até grandes oradores, pessoas experientes, passam por isso constantemente. O grande segredo é não deixar que os outros percebam que você está nervoso. Na verdade, um pouco de medo é bom, isso nos mantém atentos e evita que o excesso de confiança vire arrogância. O mais importante é saber usar o medo a seu favor, por exemplo, usar a ansiedade para fazer uma apresentação mais animada e enérgica pode ser uma alternativa.

Sobre - Natali Cruz

Graduanda em Ciência da Computação e Gerente de Conteúdo da No Bugs.

Veja também...

3 Comentários

  1. Guilherme disse:

    Muito boas as dicas!

  2. Cesar Borella disse:

    Ótimas dicas! Uma outra forma de usar a ansiedade a seu favor é aumentar o tom de voz, pessoas tímidas tendem a falar baixo então esse é um bom recurso.

  3. Cesar Borella disse:

    ótimas dicas! A ansiedade realmente incomoda, porém ela também é uma energia extra, uma outra forma de usá-la ao seu favor é aumentando o tom de voz, como as pessoas tímidas tendem a falar baixo esse é um bom recurso.

Deixe o seu comentário!