7 Dicas para Realizar Apresentações com Eficácia

apresentacao 1 de maio de 2012 3 Comentários Postado por João Paulo

Provavelmente você já assistiu alguma aula, palestra ou apresentação a qual o apresentador utilizou slides que fizeram você pensar no seu cachorro, no que você vai fazer à noite, ou em qualquer coisa, menos o que a pessoa estava apresentando. Para evitar que situações como essas aconteçam, darei dicas de como criar boas apresentações.

Primeiramente, não existe uma receita de bolo. Existem diversas técnicas consagradas, mas sugiro você escolher algo que mescle conteúdo, tempo e relevância. Alguns optam pelo método 10-20-30 do lendário Guy Kawasaki: 10 slides,  em 20 minutos, e com tamanho de letra 30. Em algumas situações essa técnica não é inteiramente aplicável. Portanto seguem algumas dicas que eu utilizo na hora de criar minhas apresentações:

1 – Não utilize o slide para escrever todo seu assunto. Se fosse feito para isso, o apresentador distribuiria livros para a plateia. O slide é no máximo um lembrete no formato de tópicos;

2 – Faça a plateia rir. Por mais que sua apresentação seja boa, algumas pessoas podem ficar entediadas. Rir oxigena o cérebro e desperta o ouvinte.

3 – Utilize muitas imagens. Procure imagens que encaixem bem com o tema abordado. Já dizia o ditado: “Uma imagem, vale mais que mil palavras”, então por que você quer ficar escrevendo no bendito slide?

4 – Qual é o idioma do seu público? Crie apresentações no idioma dos seus ouvintes. Parece óbvio, mas para muitos não é. Não há nada pior que você assistir uma apresentação com slides em outro idioma, isso demonstra desinteresse do apresentador com o público.

5 – Separe todo o conteúdo em três partes. Sempre haverá um jeito de separar os assuntos em três tópicos. Isso facilita a absorção do conteúdo por parte do ouvinte. Você acha que é por acaso que existem: Os três Mosqueteiros, Os três Porquinhos, Os três patetas, etc.?

6 – Crie um guia de apresentação. Antes de abrir o Power Point, escreva tudo que deve ser apresentado e depois crie os slides em cima deste roteiro. Talvez seja o contrário do que você já esteja acostumado, porém é mais eficiente.

7 – E por último e não menos importante: treino. Você pode fazer uma belíssima apresentação em slides, mas se não souber como expor isso ao público, todo trabalho será nulo. Portanto, saiba exatamente a ordem dos seus slides e como você vai abordar o tema.

Imagine que você seja a plateia e faça alguns questionamentos: será que minha apresentação não vai ser entediante? Essa é a melhor abordagem para o tema? Será que estão absorvendo o conteúdo? Aposto que com essas dicas, as respostas das questões anteriores serão todas positivas. Não é uma fórmula mágica, mas garanto que é eficaz. Boas apresentações!

Para aprender mais sobre como realizar apresentações, eu indico o livro: Faça como Steve Jobs. Mas se você quer dicas pontuais, acesse o artigo: 5 Dicas para falar bem em público.

Abraços,

João Paulo(buscando sempre realizar apresentações com mais eficácia)

Sobre - João Paulo

Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa, empresário júnior, Conselheiro Consultivo da No Bugs, Gerente de Alinhamento e Excelência da CEEMPRE e apaixonado por empreendedorismo. Contatos pelo facebook ou por e-mail.

Veja também...

3 Comentários

  1. Claudinei disse:

    Montarei minha próxima apresentação com esta página aberta. =D

  2. Diego disse:

    Muito boas as dicas, e muito bem feito o blog!! Estão de parabéns!!

  3. Denis disse:

    Nossa como me ajudou essas dicas valeu mesmo!

Deixe o seu comentário!