Criando apresentações de alto impacto

apresentacao-de-alto-impacto 29 de janeiro de 2013 2 Comentários Postado por João Paulo

O objetivo principal deste artigo é tornar a vida de todos mais agradável. Principalmente compartilhar toda minha indignação com 90% das apresentações que quase todos os dias eu tenho que assistir.

Há algum tempo atrás publiquei o artigo: 7 Dicas para realizar apresentações com eficácia, então pretendo realizar uma abordagem diferente, fazendo você sair um pouco do Facebook e buscar mais conhecimento, para o bem da humanidade.

Então vamos lá:

Pra começar, devemos saber o segredo básico do Power Point: pra infelicidade de muitos, aquele arquivo .ppt não é um livro, então não saia digitando tudo o que você vai falar. As pessoas conseguem ler mais rápido do que você fala, ou seja, faça isso e você(o personagem principal da apresentação) será desnecessário.

Está com dúvida se vai colocar aquele slide bacana na apresentação? Existe uma regrinha bem simples pra não ficar falando nada desnecessário: Para tudo que você for falar, imagine alguém lhe perguntando: “E daí?”, e logo após conclua “Por exemplo…”, vamos à um exemplo:

Você: “Oferecemos encriptação de 128 bits em um aparelho portátil.”

E daí?

“É impossível alguém conseguir espionar você se usar nosso sistema.”

Por exemplo…

“Você está em um quarto de hotel e quer ter uma conversa telefônica confidencial com a sede da sua empresa.”

Essa técnica serve para qualquer assunto que você deseja introduzir. É ótimo pra você ter certeza se isso é realmente relevante para sua platéia.

Agora algumas dicas rápidas:

• A SOAP oferece alguns materiais muito legais sobre apresentações para download gratuito em seu site, quem tiver interesse é só acessar SOAP DOWNLOADS.

• Abuse de imagens memoráveis na sua apresentação. Seguem algumas dicas de sites que podem te ajudar nas suas escolhas:
– Google Imagens
– Stock.XCHNG
– Toasto
– Public-Domain-Photos

• Mais uma dica excelente é um material criado pelo pessoal do blog Saia do Lugar, sobre apresentações eficazes. Vale a pena conferir:

• E por fim, aprendendo com o mestre:

O pontapé inicial para você melhorar suas apresentações foi dado. Compartilhe essas dicas com seus amigos na empresa, faculdade, com seus professores, e torne o mundo um lugar melhor.

As dicas foram úteis? Deixe sua opinião nos comentários.

Esse artigo foi inspirado e adaptado nos conteúdos do blog Saia do Lugar, nos livros: A arte do começo e Faça como Steve Jobs, e na vontade de aumentar meu interesse nas aulas dos meus professores.

Se você se interessou realmente pelo assunto, temos disponível o treinamento “Criando apresentações de alto impacto”. Nele você vai aprender a criar apresentações mais empolgantes e conhecer um pouco sobre storytelling, além de participar de uma parte prática. Interessado? Entre em contato! (:

Abraços,

João Paulo

Sobre - João Paulo

Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa, empresário júnior, Conselheiro Consultivo da No Bugs, Gerente de Alinhamento e Excelência da CEEMPRE e apaixonado por empreendedorismo. Contatos pelo facebook ou por e-mail.

Veja também...

2 Comentários

  1. Márcio disse:

    Muito bom João Paulo! Vai ajudar bastante.

  2. Luan Noé disse:

    Mandou bem JP, ótimo artigo 😀

Deixe o seu comentário!