Iniciativa e Acabativa

Untitled-1 2 de abril de 2013 Nenhum Comentário Postado por Cássio Paixão

Sobre o perfil empreendedor, uma de suas características-chave é a iniciativa. O empreendedor não se satisfaz apenas em identificar melhorias no ambiente ou soluções para problemas, ele tem a iniciativa de agir, contatar quem for preciso para implantar a solução, enfim, colocar a solução em prática.

A característica de acabativa, fruto de neologismo, torna-se igualmente importante na construção do perfil empreendedor. Sair do lugar e começar a implantar uma solução é o primeiro passo, mas se esse empreendimento não chegar ao fim, o problema que iria resolver persistirá, e um novo problema chega a ser criado: os recursos investidos na solução ficam desperdiçados, além de consumir tempo dos responsáveis envolvidos com a implantação.

O conceito de acabativa está intimamente ligado ao de realizações. “Iniciamos isso”, “começamos aquilo”, não tem a ver com realizações, mostra apenas que teve boas intenções, identificou problemas e iniciou a implantação de uma solução. Um histórico de “implantamos o sistema…”, “melhoramos o posicionamento…” e “alteramos o layout…” será com certeza muito melhor visto por olhos alheios.

Realizar/concluir/terminar/finalizar projetos é benéfico a todos os envolvidos, evidencia que o esforço de todos não foi em vão e que trabalharam por uma causa, libera os recursos para outros projetos, além de permitir uma comemoração, mesmo que pessoal, no estilo “tarefa cumprida”.

Esse artigo foi inspirado pelo texto homônimo de Stephen Kanitz. Vale a pena conferir: http://www.kanitz.com/veja/acabativa.asp.

 

accomplishments,athletes,competitions,expressions,finish lines,girls,people,races,runners,sports,teens,track and field,victories,winners

Sobre - Cássio Paixão

Pós-júnior, mestrando em Ciência da Computação pelo IME/USP. Foi diretor de Qualidade e Vice-presidente da No Bugs. Hoje atua na Fundação Estudar para que cada vez mais gente boa possa agir grande e melhorar o Brasil.

Veja também...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!