O que é computação forense?

forense_artigo 15 de setembro de 2015 Nenhum Comentário Postado por Bruna Oliveira

Você sabe o que é computação forense? Neste artigo iremos explicar o que, onde e para que é utilizada essa ciência.A computação forense está relacionada a todo tipo de análise de dados por meio de um computador ou um sistema tecnológico. É nessa área da computação que é investigado crimes cibernéticos e são desvendadas fraudes virtuais, roubos de identidade e crimes financeiros.

Essa nova área computacional utiliza uma série de conceitos e metodologias de outras sub-áreas, tais como, engenharia de software, banco de dados, redes de computadores, sistemas distribuídos, arquitetura e organização de computadores, programação entre outras, para solucionar problemas de segurança virtual, e é utilizada principalmente em sistemas de bancos e governos.

A computação forense usa de métodos científicos para encontrar evidências digitais, que são informações armazenadas ou transmitidas em formatos ou meios digitais, que na maioria das vezes pode vir a ser frágil, o que requer a atenção de um especialista com autorização legal para investigar os crimes virtuais. Essas evidências podem ser levadas ao tribunal de justiça e usadas como prova de materialidade do crime ou mesmo como um laudo pericial.

Nas últimas décadas, o uso da tecnologia tem sido usado cada vez mais em todas as áreas da indústria, assim como no dia-a-dia das pessoas. E com isso, criminosos também acompanham esse crescimento, levando a prática de novos crimes. Por isso, se torna cada vez mais importante o estudo de novas tecnologias, levando-se em conta, principalmente a segurança.

Sobre - Bruna Oliveira

Veja também...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!