Pesquisa de Imagem

Close-up of a customer feedback form 24 de setembro de 2015 Nenhum Comentário Postado por Romario Will

Pesquisa de imagem é uma ferramenta importante para se analisar se a identidade corporativa da empresa está sendo emitida de forma correta, ou seja, se as pessoas estão recebendo como imagem o que realmente a empresa pensa emitir. A identidade corporativa é a essência da empresa, o que os membros traçam como uma ideologia a ser seguida.

É importante lembrar quais fatores modificam a imagem da empresa. Primeiramente, a qualidade do serviço é de primordial importância, visto que as pessoas veicularão a imagem da instituição com a qualidade do produto. Outro fator é o suporte, principalmente pós-venda, que transmitirá a ideia de que a corporação se preocupa com o cliente. Ainda, a filantropia é uma forma de criar um vínculo emocional com as pessoas, já que a atitude é tida como caridade e passa a imagem de que a empresa é preocupada com questões sociais. Além disso, uma questão que gera problemas em muitos casos é o comportamento dos membros. Este é diretamente ligado à empresa; desvios comportamentais podem gerar uma imagem ruim sobre a instituição, assim como atitudes grandiosas podem ser conectadas à empresa.

O direcionamento da pesquisa de imagem pode ser diferente dependendo da empresa. Tratando-se de empresas juniores, o foco pode ser estruturado em 3 direções; professores, clientes e alunos. Os dois primeiros podem sugerir o que pode ser modificado, qual serviço pode-se acrescentar, entre outros. Já a pesquisa direcionada a alunos, visa notar se a divulgação da empresa está sendo feita adequadamente entre os possíveis futuros membros.

Uma dica interessante para ser aplicada é a criação da imagem dentro da própria pesquisa de imagem. Um exemplo é a inserção de perguntas como “A empresa está contribuindo com o departamento?” direcionada aos professores, visando mostrar que a empresa se preocupa com o departamento. É recomendado que as perguntas estimulem diferentes áreas, como:

– Sensorial / Emotiva

Abordem quais as sensações e emoções geradas quando as pessoas são expostas à imagem da empresa.

– Cognitiva

Trata de perguntas mais objetivas como “Quais serviços a empresa X presta?”, visando analisar quais serviços são mais conhecidos e quais precisam de um marketing mais amplo.

– Simbólica

Visa obter informações sobre que tipo de ideia ou objeto é relacionado à instituição. Com essa informação é possível verificar se a empresa está sendo relacionada a coisas ruins e com isso tentar modificar essa imagem.

Autor do artigo: Giovanni Vitorassi

Sobre - Romario Will

Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa. Gerente de Comunicação da No Bugs. Interesse nas áreas relacionadas com desenvolvimento mobile, acessibilidade e bioinformática.

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