Como o endomarketing gera Embaixadores da Marca

soul 25 de agosto de 2014 Nenhum Comentário Postado por Ramon Sala

Primeiramente, vamos deixar claro um conceito muito importante para este artigo: o de Endomarketing. O Endomarketing é uma prática corporativa que tem por objetivo adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, criando um link entre o cliente, o produto e o empregado. Fazendo isso, você fortalece os laços internos e torna seu funcionário um aliado no negócio. Ele passa a se sentir parte essencial da empresa, responsável pelo seu sucesso e, consequentemente, passa a se preocupar muito mais com o próprio desempenho.

Com isso esclarecido, podemos voltar ao tema do artigo. Vamos separar o processo de endomarketing em quatro etapas, que parecem ações pontuais, mas que, juntas, são ferramentas poderosas para impulsionar sua empresa.

A primeira é a motivação: Nesta etapa, você vai tentar fazer com que os funcionários da empresa se esforcem para atingir o máximo rendimento, utilizando como incentivo campanhas, avaliações de desempenho, palestras motivacionais, recompensas. Tudo que faça a pessoa se sentir à vontade para dar o seu melhor, e começar a gostar do que ela faz. Começar a ver sentido no seu próprio trabalho.

A segunda é a integração: Fazer confraternizações dos mais variados tipos, como happy hours, festas pontuais, imersões, e gerar uma aproximação dos membros. Criar o sentimento de companheirismo entre eles e, acima de tudo, incentivar o trabalho em equipe. Isso tudo ajudará a fazer com que o sentimento de amor pela marca surja, com um motivando o outro.

A terceira é a comunicação: a efetividade da comunicação interna, com ausência de ruídos, é um fator importantíssimo para o bem estar do colaborador e para o desenvolvimento do seu trabalho. Ter canais de comunicação de mão dupla e incentivar os funcionários a utilizá-los é essencial para saber o que ele quer/sente/espera de você e vice-versa.

Por último, temos a organização: saber os valores da empresa e a importância da estratégia que é utilizada gerará o sentimento de compromisso com resultados nos seus colaboradores. Quando você entende que tudo o que faz impacta diretamente nos objetivos da empresa, é mais fácil se motivar, amar o que faz, trabalhar para alcançar as metas.

Depois de tudo isso ser implementado e ter a adesão dos colaboradores, o sentimento de que eles carregam a marca da empresa com eles fará com que a ideia de “Embaixador da Marca” seja efetiva. Existirá o entendimento sincero de que o sucesso da empresa é o sucesso deles. E, a partir desse ponto, empresa e colaborador vão crescer juntos, concretizando sonhos cada vez maiores.

(Contribuição: Cá)

Sobre - Ramon Sala

Graduando em Ciência da computação, conselheiro multiplicador da FEJEMG, e Diretor Comercial da No Bugs. Se interessa por empreendedorismo, e é daí que surgiu o gosto por mercado e negócios. Tenta focar em uma só área de interesse, mas sua indecisão nata não o deixa, e acaba procurando saber sobre tudo. "Sometimes we spend more time than we should defending the old thing, instead of working to take advantage of the new thing." Seth Godin

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