Parcerias estratégicas e a geração de valor para sua empresa

Parceria-estratégica-e-a-geração-de-valor-para-sua-empresa 5 de agosto de 2013 Nenhum Comentário Postado por João Paulo

Quando eu parei pra pensar na abordagem do tema, veio a vontade de falar sobre parcerias de um modo mais geral, que contemplasse não só o Movimento Empresa Júnior, mas também todas as outras. Só que pensando bem, resolvi criar uma abordagem mais direcionada ao movimento, por mais que algumas pessoas ainda não conheçam, somos “gigantes pela própria natureza”, e por que não fazer com que as empresas juniores sejam o exemplo para todo o mercado?

Sem mais delongas, vamos ao ponto principal: o que é uma parceria estratégica? Sabe aquele serviço que sua EJ precisa e que aquilo não depende única e exclusivamente dela? Se sua EJ não pode oferecer, existe somente três caminhos a seguir: ficar sem o serviço, pagar alguém pra realizá-lo, ou buscar um parceiro que irá suprir suas necessidades.

De antemão, saiba que existem 4 pontos essenciais na busca por uma parceria:

1. Oportunidade: Não adianta esperar que a Google bata na porta da sua empresa procurando por uma parceria. Pode parecer clichê, mas não faz sentido existir oportunidade se a mesma não é aproveitada. Logo, esteja de olho aberto no mercado!

2. Cumplicidade: Você deve andar junto com seu parceiro. É basicamente caminhar junto em comunhão de interesses.

3. Ganha-ganha: É a regra de ouro. Não existe parceria se os dois lados não estão obtendo resultados. Parceria é uma via de mão dupla.

4. Contato, resultados e proximidade alongam o prazo de validade de uma parceria: É essencial manter contato, apresentar resultados e ficar próximo do parceiro. Não faz sentido fechar uma parceria por fechar, busque sempre um contrato que gere resultado pra ambas as partes.

Já ciente dos 4 pontos essenciais nas parcerias, hora de colocar a mão na massa:

Defina as suas necessidades: Por que estou buscando uma parceria? Qual serviço eu necessito que o potencial parceiro ofereça? É importante ficar de olho na análise SWOT da sua empresa, vai facilitar muito o trabalho nesta etapa;

Olhe para o mercado: Baseado na definição das suas necessidades, quais são os parceiros que poderão suprí-las? O parceiro tem valores semelhantes aos seus?

Defina o que sua empresa pode oferecer: Tenho necessidades, identifiquei parceiros em potencial, mas o que eu posso oferecer para esses parceiros? Esse ponto é essencial para garantir a regra de ouro, a regra do ganha-ganha.

Feito todos esses passos, é hora de abordar seu parceiro. Mas da mesma forma que sua empresa se preparou para identificar as melhores oportunidades, se prepare para a abordagem. Vestimenta, postura e argumentação consistente são essenciais para causar uma boa impressão no potencial parceiro. No treinamento citado abaixo, temos uma abordagem detalhada de cada ponto supracitado, se você tiver alguma dúvida, não deixe de perguntar!

Beleza! Identifiquei os parceiros, fiz a abordagem e fechei o contrato, mas e agora? Esse é o ponto que muitas empresas pecam. É a parte mais importante: gerenciamento da parceria. Não adianta prometer tudo no contrato e esquecer ele guardado na gaveta. É aí que entra a importância de ter um cargo específico na empresa que fique responsável unicamente pelo relacionamento com o parceiro e na busca por resultados.

Mas por mais que a parceria seja um sucesso, chega um momento que o contrato chega ao fim, e talvez a necessidade inicial já foi suprida e/ou é estrategicamente desnecessária. De qualquer forma, não deixe de apresentar e comemorar os resultados, afinal, se você seguiu todos os passos de uma boa abordagem e um bom gerenciamento, sua parceria foi um sucesso!

Dica: Há algumas semanas atrás, eu e a Mariana Aguiar da Ambiental Jr, fomos convidados para ministrar um treinamento sobre parcerias estratégicas na VII Capacitação CEEMPRE. Na criação do roteiro veio uma grande vontade de fazer algo diferente, que fugisse um pouco da mesmice dos treinamentos e apresentações que eu sempre vejo. O resultado disso vocês podem conferir nos slides abaixo:

Uma parceria pra vida toda from Joao Paulo Peixoto

Caso se interesse pelo tema, não deixe de comentar com sua dúvida, ou entrar em contato pessoalmente. Que tal esse super treinamento na sua EJ como parte de outro projeto muito legal da No Bugs, o Treina Fácil?

Grande abraço,

João Paulo

Sobre - João Paulo

Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa, empresário júnior, Conselheiro Consultivo da No Bugs, Gerente de Alinhamento e Excelência da CEEMPRE e apaixonado por empreendedorismo. Contatos pelo facebook ou por e-mail.

Veja também...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!