Processos vs. Projetos

projetosVSprocessos 9 de novembro de 2014 Nenhum Comentário Postado por Guilherme Raminho

O que são processos? E o que seria um projeto? Eles não podem ser considerados uma única atividade?

Hoje iremos falar um pouco sobre o que seria um processo  e o que o diferencia de um projeto.

Todas as empresas lidam com processos hoje em dia e, às vezes, nem imaginam o que seja. No nosso dia a dia temos processos que seguimos e nem nos tocamos que estamos lidando com eles.

Mas afinal, se processos e projetos não são a mesma coisa, qual a diferença?

Projetos são atividades que iremos executar, mas que podem ser dividas em 3 partes: início, desenvolvimento e conclusão. Eles têm uma data finita de execução, existe um começo e um fim. E, além disso, cada projeto tem características próprias. Ou seja, cada projeto é independente um do outro em termos de execução e desenvolvimento, mesmo que tenham muitos pontos em comum.

Já os processos são atividades corriqueiras, que exercemos continuamente. Eles têm um tempo de execução que podemos considerar infinito, pois nunca deixamos de executá-lo. Mas o ciclo de execução é finito.

Um exemplo de processo que podemos citar é escovar os dentes. Ele tem um tempo de execução infinito e um ciclo finito. Já que, ao executá-lo, rodamos um ciclo e nunca deixamos de escovar os dentes.

Um processo, então, é um conjunto de atividades que iremos executar de acordo com certas regras, em ciclo. Mas cada processo tem seu ciclo de execução e este tem um tempo finito.

Utilizando o mesmo exemplo da escovação, qual seria seu ciclo de execução? A primeira parte seria pegar os materiais necessários: escova e pasta de dente. Logo depois, ir para frente da pia, passar a pasta na escova e escovar os dentes. No final, lavar a boca e a escova e, para fechar o ciclo, guardar a escova e a pasta.

Temos, com isso, um exemplo de um processo que executamos todos os dias, que é escovar os dentes.

Já o projeto é único. A gente o executa e o desenvolve uma única vez. E, mesmo que tenhamos outros projetos parecidos, eles vão ter diferenças na execução.

Sobre - Guilherme Raminho

Mineiro do Vale do Aço, Guilherme de Oliveira Raminho, mais conhecido como “Ramin”, é Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. É também Gerente de Projetos da Empresa Junior No Bugs, Coordenador de Programação da Semana de Informatica e Assessor de Comunicação do InternEJ. Além de torcedor do Cruzeiro, Guilherme é um nerd que gosta de ler e sempre estar aprendendo mais sobre assuntos diversificados.

Veja também...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!