5 Dicas para se evitar problemas com as finanças

Dicas-Evitar-Problemas-Finanças 17 de julho de 2012 1 Comentário Postado por Danilo Ribeiro

A saúde financeira é de vital importância para a manutenção das atividade e dos lucros de uma empresa, seja ela de qualquer tipo, seguem dicas simples que podem ajudar a evitar problemas nas finanças:

1 – Evite gastos desnecessários 

Procure sempre evitar gastar onde não é necessário e alternativas mais em conta para manter a empresa funcionando.

Descubra planos mais em conta de telefonia que atendam as necessidades empresariais, racione os materiais de escritório, crie hábitos de consumo racional de energia elétrica e água entre os colaboradores.

Ao investir em equipamentos e mobiliário, pesquise preços e verifique se realmente o investimento lhe dará o retorno esperado.

Gastando menos haverá sempre uma maximização dos lucros das atividades desempenhadas e do dinheiro em caixa para tempos de adversidade. Nunca se sabe quando os problemas financeiros irão aparecer.

 

2 – Atente-se para a contabilidade 

Além de evitar problemas tributários e oferecer informações úteis ao planejamento financeiro da empresa as práticas contábeis oferecem sempre um panorama da situação atual da empresa.

Não deixe de manter atualizados o livro diário da empresa, construir sempre a Demonstração do Resultado de Exercício (DRE) e realizar o Balanço Patrimonial.

Caso ainda não saiba como faze-los procure orientação junto a um contador competente, o investimento dá seu retorno em segurança financeira.

 

3 – Explore a contabilidade 

Uma vez criado o hábito de realizar as práticas do tópico dois, é de importância saber utilizar as informações contidas nos documentos redigidos.

A prática da análise dos demonstrativos contábeis permite, entre várias outras coisas,  a visualização da variação de gastos e ganhos com o tempo (análise horizontal) e do percentual destes com relação ao todo (análise vertical), sendo então possível verificar-se progressos ou retrocessos esperados ou não nas finanças da empresa.

Estas informações lhe serão extremamente úteis em seu planejamento financeiro e para se repensar práticas que talvez não estejam atendendo às expectativas.

 

4 – Valorize seus colaboradores 

O colaborador motivado (e não estamos falando somente de boa remuneraçã) produz mais. Aquele que vê seu trabalho valorizado e gratificado dentro da empresa tem certamente um melhor rendimento, o que rende mais financeiramente para a empresa do que o funcionário desmotivado que produz visando apenas seu salário.

E lembre-se, ao contratar seja seletivo, traga para sua empresa aqueles que mais acrescentarão em conhecimento e produtividade, assim, os salários pagos trarão sempre o máximo de retorno.

A saúde em termos de capital financeiro é alcançada também com investimento em capital humano.

 

5 – Seja cauteloso

Vários problemas financeiros são causados por imprudência na administração. Ao tomar qualquer decisão relacionada a finanças seja cauteloso, não é vergonha buscar aconselhamento com aqueles que sabem mais que você, é para isso que existem profissionais da área no mercado. Medite sobre o assunto. Decisões tomadas no calor do momento de necessidade tendem a ser menos inteligentes do que aquelas que são analisadas exaustivamente.

São dicas simples que podem livrar a empresa de problemas financeiros complexos, difíceis de serem resolvidos. Tratando-se de finanças a prevenção é sempre o melhor remédio.

Sobre - Danilo Ribeiro

Gerente Administrativo na No Bugs, cursa Ciência da Computação na UFV, gamer dedicado.

Veja também...

1 Comentário

  1. Denis disse:

    Dicas simples mas muito verdadeiras. Ótimo artigo.

Deixe o seu comentário!