Planejamento Financeiro – Formas Simples de se Levantar Dados

Planejamento-Financeiro-Formas Simples de se Levantar Dados 26 de novembro de 2012 Nenhum Comentário Postado por Danilo Ribeiro

Para a realização de um planejamento financeiro eficiente, confiável e coerente com a realidade da empresa, este deve, impreterivelmente, ser baseado em dados retirados da situação financeira atual e projetada para o futuro a ser planejado. Este artigo apresentará três formas simples de se levantarem estes dados:

Faça orçamentos de gastos e ganhos coerentes

 

O futuro, principalmente se tratando de EJs pode guardar surpresas desagradáveis, e nada pior do que ser pego desprevenido pelas adversidades financeiras. Uma forma de contornar ou ainda que amenizar tais surpresas é a formulação de orçamentos de ganhos e gastos de forma realista.

Exigir dos departamentos uma previsão dos gastos no período a ser planejado o ajudará a preparar-se para momentos em que as despesas serão maiores, deixando dinheiro em caixa suficiente para cobri-las ou ainda encontrar formar de evita-las ou reduzi-las. Prever os ganhos da empresa o ajudará na alocação de recursos para investimentos, pagamentos e distribuição entre os departamentos para a manutenção de suas atividades.

Deve-se no entanto atentar-se para a coerência destes orçamentos: a superestimativa de gastos pode tornar sua empresa tímida para investir ou iniciar projetos ou atividades, enquanto por outro lado, subestima-las pode acarretar em endividamento posterior por falta de recursos. No escopo dos ganhos, a precisão dos orçamentos evita que sejam planejadas atividades sem que haja fundos para embasá-las, não os subestimarem evita a timidez na hora de investir.

 

A Análise Vertical

 

Analisar os dados verticalmente consiste em analisar dados financeiros em termos relativos, ou seja, em termos de valores totais. Quanto as despesas operacionais e custos por serviços vendidos representam da receita da empresa? Quanto o ativo circulante representa do ativo total da empresa? Perguntas como essa podem ser facilmente respondidas através de análises verticais.

Os resultados desta análise permitirão que se idenfique pontos de melhoria e que devem ser mudados no perfil financeiro da empresa e devem ser realizados o quanto antes.

 

A Análise Horizontal

 

A análise horizontal pretende identificar mudanças nos dados financeiros em relação ao tempo, oscilações de gastos e receitas.

Estas oscilações quando identificadas nos mostrarão desenvolvimento ou retrocesso financeiro da empresa, aumento de gastos em determinados pontos específicos ou mesmo como um determinado serviço ou produto vendido pela empresa tem se comportado com o passar dos meses.

 

Munido dessas informações, planejar o futuro financeiro da empresa se torna mais fácil e apresentará sem duvidas parâmetros mais consistentes para mudanças na gerência das atividades empresariais. Para mais informações recomendamos a leitura do livro Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros de Gustavo Cerbasi e Rafael Paschoarelli.

Sobre - Danilo Ribeiro

Gerente Administrativo na No Bugs, cursa Ciência da Computação na UFV, gamer dedicado.

Veja também...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!