Como impedir que um entrevistado manipule respostas

Como-impedir-que-um-entrevistado-manipule-respostas 25 de setembro de 2012 Nenhum Comentário Postado por Charles Silva

Para preparar uma boa entrevista, a principal tarefa é buscar, junto aos líderes da organização, o perfil do profissional ideal para o cargo, fazendo o levantamento de característcas pessoais e profissionais que sejam necessárias no dia-a-dia do colaborador na empresa.

Mas como verificar essas competências no entrevistado? Afinal, ninguém que está querendo uma vaga de emprego vai dizer que não é responsável ou que é desorganizado. O grande segredo é não fazer perguntas diretas, do tipo que o candidato possa manipular facilmente a resposta.

Por exemplo: “Você se considera uma pessoa madura?”. Um candidato facilmente irá responder o que ele acha que o entrevistador quer ouvir, e não a verdade propriamente dita.

E se ao invés disso, for realizada a pergunta da seguinte forma: “Cite para mim alguma situação pessoal, familiar ou profissional em que você teve que ter muita responsabilidade ou maturidade”. É claro que respostas sempre são manipuláveis, independentemente da forma que se pergunta, porém, dessa forma, o candidato terá que dar detalhes e principalmente convencer o entrevistador que a situação é verídica e que serve para provar que ele possui tal competência.

Outro erro comum nos entrevistadores é se fixar na ideia de pressionar o candidato. Deve-se lembrar que o principal objetivo de um processo seletivo é aprovar bons profissionais agregando valor à empresa. Então, a não ser que se precise preencher a vaga para o chefe dos policiais ou bombeiros da cidade, não há necessidade de receber e conversar com o candidato com extremas rigidez e seridade.

Sobre - Charles Silva

Apaixonado por tecnologia e admirador de Psicologia. Contatos pelo facebook ou por e-mail.

Veja também...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!