A Arte de Prospectar Projetos – Parte 2

A-Arte-de-Prospectar-Projetos-2 30 de julho de 2012 3 Comentários Postado por Lucas Silva

Este artigo é a continuação da primeira parte do artigo “A arte de prospectar clientes”. Para ler a primeira parte, acesse este LINK.

Continuando com as dicas que podem ajudar a sua empresa a prospectar mais projetos, segue abaixo mais três ferramentas.

  • Parcerias

Se uma parceria for bem feita, é possível conseguir muitos clientes e projetos. Mas antes de procurar uma empresa e assinar um contrato é preciso mapear a principal necessidade da sua empresa e, após disso, fazer um levantamento dos parceiros que ajudariam nessa dificuldade. É claro que para que uma parceria dê certo, os dois envolvidos devem se beneficiar, portanto procure deixar claro os benefícios que a outra empresa receberia ao firmar a parceria.

A principal vantagem dessa ferramenta é expandir a rede de contato da sua empresa.

  • Participação em eventos

Fazer com que sua empresa participe de eventos relacionados à sua área de atuação pode ser uma excelente oportunidade para aumentar a rede de contatos. Além disso, é possível identificar as necessidades do mercado consumidor e o que as empresas concorrentes estão fazendo.

  • E-mail marketing

Através desta ferramenta, é possível enviar e-mails para os clientes oferecendo os produtos ou serviços e com promoções exclusivas. Ela se difere do spam, por ser direcionada e personalizada.

É importante manter uma periodicidade para mandar os e-mails que não seja muito pequena a ponto de lotar a caixa de entrada do cliente e que não seja muito grande a ponto de enviar uma por ano. Além disso, deve-se colocar no e-mail apenas assuntos que sejam relevantes para o cliente e colocar também um link para o descadastro, caso o cliente não queira mais receber os e-mails.

Há alguns sites muito bons que permitem o envio desses e-mails. Caso queira saber quais são, deixe um comentário neste blog com seu e-mail.

Chega ao fim a segunda e última parte do texto “A arte de prospectar projetos”. Assim como na primeira parte, não deixe de colocar seu comentário ao final do texto com sua opinião, dúvidas ou sugestões.

E se quiser saber mais o que foi falado acima, deixe um comentário com o seu e-mail, que lhe enviaremos um material para aprofundar seu conhecimento.

Sobre - Lucas Silva

Foi gerente e diretor do Departamento de Marketing, Diretor Comercial e Vice-presidente da No Bugs. É estudante do 8º período de Ciência da Computação na UFV, mas estudou também na Universidade de Toronto, no Canadá. Foi pesquisador na área de Bioinformática e também trabalhou com Big Data.

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3 Comentários

  1. Vagner Costa disse:

    Excelente artigo, em uma reflexão mais aprofundada podemos perceber que para conquistar e fidelizar clientes, temos que estar preparados e munidos de todas as informações possíveis quanto ao mercado e aos clientes.

  2. John Clistenes disse:

    Parabéns pelo artigo.
    Se possível você poderia me enviar os sites que são bons para a prática de e-mail marketing.
    Obrigado.

  3. Lucas Silva disse:

    Agradeço os comentários e os elogios ao artigo.
    Enviei o material para vocês já.

    Se você quer receber o material também, faça seu comentário!

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