Comunicação Eficaz: Conceito Simples para o Sucesso de um Projeto

comunicaca-eficaz 11 de junho de 2012 2 Comentários Postado por Camila Cabral

A comunicação entre os envolvidos em um projeto é essencial para o sucesso do mesmo. Problemas que poderiam ser resolvidos facilmente com um pequeno diálogo acabam causando um transtorno muito maior do que deveriam, caso essa comunicação fosse eficiente.

O bom diálogo deve começar entre o analista do projeto e o cliente. Provavelmente é também a parte mais difícil. Você já deve ter ouvido alguma coisa do tipo “o cliente nunca sabe o que ele realmente quer”. E se ele não sabe o que quer, sabe menos ainda como lhe explicar isso. É essencial que o analista consiga extrair o máximo de informações possível do cliente. Lembre-se de que o que é óbvio pra você, pode nem ter passado pela cabeça do outro. Faça todas as perguntas que julgar relevantes, mesmo que ache que sabe a resposta. É muito melhor que o cliente confirme o que você teoricamente já sabia do que descobrir no final do projeto que não era nada daquilo.

Vá preparado para a reunião. Procure ler as informações que você já tem sobre o projeto – se houver alguma – e pensar nas perguntas a serem feitas antecipadamente. Surgiu uma dúvida depois que a reunião já foi realizada? Não tenha receio em procurar o cliente e esclarecê-la. Se necessário, marque uma nova reunião.

A perda de informações entre uma etapa e outra do projeto é muito comum. Procure descrever detalhadamente tudo o que deve ser feito, para que a pessoa que for assumir a próxima etapa não precise de uma bola de cristal para adivinhar o que o cliente pediu. Se uma coisa não está descrita, você não pode esperar que ela seja feita só porque “se você estivesse no lugar do outro teria feito assim”. Se você quer que seja feito exatamente o que você pediu, especifique ao máximo as tarefas. Está tudo bem descrito, você está seguindo exatamente o que foi pedido e ainda assim surgiu uma dúvida? Pergunte. É muito mais fácil esclarecer a questão que refazer a tarefa.

Que bom, agora todos os meus projetos vão sair exatamente como o cliente queria!? Claro que não. Mas são práticas simples que vão diminuir significativamente as diferenças entre o que foi desejado e o que foi entregue.

Abraços,

Camila Cabral (comunicando-se cada vez melhor)

Sobre - Camila Cabral

Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de Viçosa e Diretora de Comunicação da No Bugs. Você pode encontrá-la no facebook ou por e-mail.

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2 Comentários

  1. THomás disse:

    Muito bom o texto.

  2. rodrigo disse:

    Este texto ta bue bom ajudou me a fazer um trabalho TY.

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