Introdução a Gestão de Projetos

projetos 22 de outubro de 2013 Nenhum Comentário Postado por Guilherme Raminho

Gestão de Projetos ou Gerencia de Projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades e técnicas para realizar a organização e etapas do desenvolvimento de um objetivo. Independente do objetivo que deseja alcançar.

Esses conhecimentos são divididos em 9 áreas, sendo elas:

  1. Integração
  2. Escopo
  3. Tempo
  4. Custos
  5. Qualidade
  6. Recursos Humanos
  7. Comunicações
  8. Riscos
  9. Aquisições


Gestão de Projetos
Além das áreas de conhecimento, existe uma estrutura de processos dividida em 5 grupos, sendo eles:

  1. Iniciação
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Controle
  5. Encerramento

E dentro desses grupos existem vários processos para auxiliar os gerentes em seus trabalhos.

Sendo que esses processos são insuficientes em detalhe para um uso imediato, acontecendo isso de maneira proposital, para que as empresas os utilizem como base, e assim fazer um detalhamento mais específico e que se adeque melhor a sua forma de trabalhar.

Pessoas que trabalham na área de Gestão de Projetos são conhecidas como Gerente de Projetos. E ele raramente está ligado à execução direta das atividades para o desenvolvimento do projeto. Ele é o responsável por manter a interação e execução das atividades além da manter a ordem entre os desenvolvedores para que o trabalho seja feito com excelência e evite falhas.

Na área de Gestão de Projetos existe o PMI (Project Management Institute), uma organização que auxilia na gestão de conhecimento. E com isso existe o PMBOK (Project Management Body of Knowleadge), que é uma enorme biblioteca para guardar conhecimento relacionado à Gestão de Projetos.

Sobre - Guilherme Raminho

Mineiro do Vale do Aço, Guilherme de Oliveira Raminho, mais conhecido como “Ramin”, é Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. É também Gerente de Projetos da Empresa Junior No Bugs, Coordenador de Programação da Semana de Informatica e Assessor de Comunicação do InternEJ. Além de torcedor do Cruzeiro, Guilherme é um nerd que gosta de ler e sempre estar aprendendo mais sobre assuntos diversificados.

Veja também...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!